É a oitava unidade do espaço que inaugura com duas exposições no Armazém 6 do Porto Futuro, na Estação das Docas
Por Misto Brasil – DF
Foi inaugurada ontem (08) a Caixa Cultural Belém, que abrirá suas portas ao grande público na quinta-feira (09) com exposições. O funcionamento será de terça a domingo, das 11 às 22 horas, com entrada gratuita.
Podem ser vistas “Espíritos da Floresta”, do Movimento Dos ArtistasHuni Kuin – MAHKU, e “Paisagens em Suspensão”, marcando a abertura da primeira Caixa Cultural na região Norte e a oitava pelo país.
As duas exposições estão inseridas no circuito oficial da COP30, conectando artes plásticas, espiritualidade e ativismo indígena às demandas climáticas globais.
O local está preparada para receber exposições de artes visuais, espetáculos de música, teatro e dança, vivências, eventos literários e outros projetos. O novo espaço vai contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e sustentável da região.
A programação completa pode ser acessada por meio do site da casa de eventos e do perfil no instagram @caixaculturalbelem.
Instalada no Armazém 6 do Porto Futuro, na Estação Docas, possui área total construída de 3.200 m², divididos em três galerias e um teatro de 250 lugares.
O local possui ainda sala de oficina que fica próxima às galerias para uso das atividades do Programa Educativo Caixa Gente Arteira, áreas de convivência, sala administrativa, elevador, rampas de acesso e sinalização para pessoas com deficiência.
A primeira Caixa Cultural foi criada em Brasília, em 1980. Em 2025, celebra 45 anos de atuação como um espaço democrático e inclusivo de fomento à cultura.

