Poucos conhecem leis sobre violência doméstica

Mulheres feminismo manifestação Misto Brasil
A luta das mulheres é por conquistas e igualdade com os homens/Arquivo
Compartilhe:

Índice mostra que quatro em cada dez não se recordam de ter visto alguma campanha de conscientização sobre o tema nos últimos 12 meses

Por Misto Brasil – DF

Apenas 38% dos brasileiros acreditam que têm “alguma” informação sobre leis, tipos de violência doméstica (física, sexual, patrimonial, moral e psicológica) e canais de denúncia e apoio para ajudar uma mulher em situação de violência.

O dado faz parte do Índice de Conscientização sobre Violência contra Mulheres, ferramenta lançada pelo Instituto Natura e a Avon.

O Índice realizado pelo Instituto Natura com o apoio da agência especializada Quiddity, entre junho e agosto de 2025, mostra que quatro em cada dez brasileiros não se recordam de ter visto alguma campanha de conscientização sobre o tema nos últimos 12 meses.

Além disso, quatro em cada dez mulheres não declararam espontaneamente que já sofreram violência contra mulher, mas depois identificaram que sofreram situações descritas pelos entrevistadores como tal.

Do total de entrevistados no Brasil para a criação do Índice – 4.224 homens e mulheres acima de 18 anos em todo o País -, somente 29% demonstraram conscientização “alta” ou “muito alta” sobre violência contra mulheres, enquanto 28% demonstraram conscientização “baixa” ou “muito baixa”.

Os níveis classificados como “alto” e “muito alto” correspondem a um conhecimento satisfatório e capacidade de ação sobre os diferentes tipos de violência doméstica, maneiras de ajudar uma mulher em situação de violência, leis a respeito e serviços de apoio e proteção.

O Índice de Conscientização sobre a Violência contra as Mulheres será lançado nos seis países da América Latina em que o instituto atua – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México – e mostrou que a dificuldade em converter intenção e preocupação em ações práticas e conscientização não é um desafio local.

Em todos os países considerados pela ferramenta, a maior parte dos entrevistados consideram importante intensificar as leis e ações de enfrentamento à violência contra a mulher, mas demonstram pouco conhecimento sobre o tema.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

❤️

Contribua com o Misto Brasil via Pix

Contribua com Misto Brasil via Pix