Pesquisa irá avaliar proibição de celulares nas salas de aula

Estudantes visita Embrapa Cerrados laboratório Misto Brasil
Estudantes conferem no microscópio bactérias que fazem a diferença no campo/Arquivo/Juliana Caldas/Embrapa
Compartilhe:

O objetivo do estudo como a legislação vem sendo implementada nos diferentes sistemas de ensino. A completou um ano de vigência hoje

Por Misto Brasil – DF

Neste semestre será realizada uma pesquisa nacional para avaliar a proibição do uso de celulares nas escolas de educação básica, conforme divulgou o Ministério da Educação.

O objetivo do estudo como a legislação vem sendo implementada nos diferentes sistemas de ensino e quais efeitos iniciais tem produzido no cotidiano escolar.

Lei nº 15.100/2025 completou hoje (23) um ano de vigência e foi foi instituída em um contexto de preocupação com os efeitos do uso excessivo e desregulado de celulares no ambiente escolar.

Evidências nacionais e internacionais apontam riscos associados à intensificação da hiperconectividade, ao aumento das distrações em sala de aula, ao agravamento de problemas de saúde mental e a impactos negativos no clima escolar.

Dados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) 2022 mostram que 80% dos estudantes brasileiros afirmam se distrair e ter dificuldades de concentração nas aulas de matemática por causa do celular, reforçando a necessidade de uma resposta regulatória no campo educacional.

“Quando eu vou estudar alguma coisa, procuro no YouTube, mas passa um vídeo ali que acaba chamando mais atenção e, às vezes, eu me distraio. Daí, no final das contas, eu nem estudo“, relatou adolescente de 14 anos, de Santa Catarina.

“O início foi desafiador. Houve resistência de alguns estudantes, ligações aos pais e até crises de ansiedade pela ausência do aparelho. Aos poucos, porém, todos se adaptaram, sempre com o apoio integral das famílias”, afirmou o diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Dragão do Mar, Breno Marques.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas