Janet Yellen exortou a limitar o preço proposto para as exportações russas de petróleo
Os Estados Unidos vão tomar medidas duras contra países que quebram a ordem econômica internacional, disse a secretária de Tesouro norte-americana, Janet Yellen, nesta terça-feira (19) durante sua visita a Seul.
Yellen denunciou a Rússia por usar a integração econômica como “armamento” e prometeu impor “duras consequências” aos países que abusassem ou quebrassem a ordem internacional, segundo informou a Sputnik.
A secretária estadunidense exortou a limitar o preço proposto para as exportações russas de petróleo como “uma ferramenta mais poderosa” para lidar com os altos custos de energia e pediu os países parceiros para se unir à iniciativa, escreve a agência sul-coreana Yonhap.
Os EUA e outros aliados confiáveis estão tentando cortar as receitas da Rússia, mas sem provocar desestabilidade do mercado energético mundial, acrescentou Yellen.
Além disso, a alta funcionária ressaltou como fundamental a necessidade de reduzir a dependência dos EUA em determinadas exportações chinesas como metais de terras raras, painéis solares e outros bens-chave da China.