A previsão do Inmet para novembro é que o mês começa com frio intenso em quatro regiões do país
Por Misto Brasília – DF
A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País ao longo desta quarta (26) e quinta-feira (27). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Sul, o sul de Santa Catarina, o extremo oeste do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul deverão ser os locais mais afetados.
No Distrito Federal, a noite desta quarta-feira (26) deverá apresentar muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Para a manhã de quinta-feira, haverá muitas nuvens com ventos fracos pela manhã. À tarde deve chover, assim como à noite, segundo o Inmet. A temperatura máxima será de 30 graus.
A outra previsão é que novembro deve começar com frio intenso em quatro regiões brasileiras. As baixas temperaturas vão atingir o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte até o fim da próxima semana. A região Sul, mais afetada, deverá registrar queda de 15°C nos primeiros dias o mês.
As chuvas podem chegar a 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora e possibilidade de queda de granizo. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar medidas de autoproteção. “É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia”.

