A declaração do presidente da Câmara vai de encontro ao que pensa o governo, que tem feito críticas pelos juros elevados
Em meio a troca de farpas entre o governo federal e o Banco Central, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), saiu em defesa do BC hoje (09). Ele disse que a instituição financeira agindo de forma independente foi uma escolha feita pelo Congresso Nacional.
“Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa em relação à independência do Banco Central, que nesse assunto não retroagirá […]. O Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional”, disse Lira citado pelo g1.
O parlamentar acrescentou que a atual política do BC é modelo mundial: “O Banco Central independente é uma marca mundial”, afirmou.
Nas últimas semanas, o presidente Lula da Silva (PT) tem feito duras críticas ao Banco Central, e ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto, a quem já chamou de “esse cidadão”.
Na semana passada, o presidente chegou a citar a palavra traição para falar da gestão de Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que elogiava o chefe do banco também fez alguns comentários.
O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do BC, em ata divulgada na terça-feira (07), disse que o pacote fiscal do governo atenuaria estímulos fiscais sobre demanda foi bem recebida por integrantes da equipe econômica do ministro, que viu o primeiro aceno amigável ao governo por parte do Banco Central, registrou a Agência Sputnik.