A cidade que foi desmembrada do Núcleo Bandeirante, preserva a primeira escola e a primeira igreja da capital federal
Por Misto Brasil – DF
A Câmara Legislativa fará uma sessão comemorativa nesta quinta-feira (09) para os 67 anos da Candangolândia. A sessão começa às 19 horas, no Salão Comunitário da cidade que surgiu antes da criação de Brasília.
Somente em 1989, a Candangolândia tornou-se cidade, e em 1994, oficializada como Região Administrativa desmembrada do Núcleo Bandeirante. Atualmente, Candangolância possui 20 mil habitantes.
A proposta da homenagem é do deputado distrital João Hermeto (MDB), ao argumentar que a cidade é parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Candangolândia preserva a primeira escola e a primeira igreja da capital federal.
“Conhecida como cidade-mãe, foi destinada a abrigar os operários que chegavam ao Planalto Central para trabalhar no sonho de Juscelino Kubitschek: transferir a capital do Brasil para o centro do país”, explica o parlamentar.
“Os candangos, como ficaram conhecidos, vieram atrás de uma vida melhor. Atualmente, neste mesmo lugar, vivem pioneiros, filhos de candangos e tantas outras pessoas que comemoram a cidade onde vivem”.























