O Best of the Best foi entregue em Nova Iorque ao CEO da Mateus Agropecuária, que possui propriedades no Cerrado Mineiro
Por Misto Brasil – DF
O melhor café do mundo é produzido na São Mateus Agropecuária, de Minas Gerais, segundo o “Best of the Best“, avaliação promovida pela italiana illycaffè. A análise levou em conta os melhores lotes da colheita de 2022-2023.
Leia – cooperativa exporta o primeiro café com selo regenerativa
O vencedor mineiro disputou com 27 produtores de países como Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, entre outros. A produção do café fica em Patos de Minas e Varjão de Minas, na região do Cerrado Mineiro, no Alto Paranaíba (MG)
A entrega do prêmio foi feita pelo presidente da Illycaffè, Andrea Illy, em uma cerimônia no New York Public Library, em Nova Iorque, ao CEO do Grupo BMG, Eduardo Dominicale.
Leia – a lista dos melhores cafés do Brasil
“Adotamos a agricultura regenerativa, que, entre outros benefícios, melhora a fertilidade do solo e aumenta a biodiversidade dos ecossistemas, o que traz impactos positivos ao produto final que chega ao consumidor”, disse o executivo.
De acordo com a assessoria da São Mateus, os lotes foram analisados nos laboratórios de controle de qualidade da illycaffè a partir de critérios como riqueza e complexidade aromática, elegância e equilíbrio do seu sabor e intensidade do seu aroma.
A fazenda São Mateus Agropecuária está entre as fornecedoras do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, primeiro café certificado Regenagri®. Trata-se de um café especial e diferenciado, com notas de caramelo e frutas secas.