O movimento de queda foi impulsionado por realização de lucros, mas o índice ainda está a caminho do melhor desempenho mensal em três anos
Por Misto Brasil – DF
O Ibovespa fechou em leve queda de 0,29% nesta quarta-feira (29), aos 126.165 pontos, seguindo o mercado americano, em um dia marcado por uma leve realização de lucros tanto aqui quanto lá fora.
O movimento de queda foi impulsionado por realização de lucros, mas o índice ainda está a caminho do melhor desempenho mensal em três anos, apoiado na expectativa de que o Federal Reserve encerrou o ciclo de alta de juros nos Estados Unidos.
O dólar fechou em alta de 0,32% frente ao real, a R$ 4,887 na compra e a R$ 4,888 na venda.
O principal índice da Bolsa brasileira caiu a despeito do recuo da curva de juros. Taxas mais baixas, normalmente, fazem os ativos de risco subirem, gerando fluxo de capital para as ações e também com a perspectiva de melhora da economia interna no futuro.
“Em dia de queda nos juros futuros, papéis de varejistas e setor de consumo sobem”, fala Fabio Louzada, economista e fundador da Eu me banco.
No cenário internacional, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou um crescimento de 5,2% no terceiro trimestre de 2023, superando as estimativas dos analistas que esperavam um aumento de 5,0%.
O índice de preços do consumo (PCE) subiu 2,8%, com uma revisão ligeira para baixo de 0,1 ponto percentual. Excluindo os preços dos alimentos e da energia, o núcleo do PCE registrou um aumento de 2,3%, com uma revisão para baixo de 0,1 ponto percentual.