Num encontro que reuniu o setor na sexta-feira, eles advertiram que é preciso que o governo e entidades também ajudem nos desafios
Por Misto Brasil – DF
Os produtores rurais do Distrito Federal e do Entorno estão otimistas com o cenário econômico. A observação ocorre a partir da abertura oficial da colheira da soja, evento que reuniu na sexta-feira (26) muitos agricultores no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF.
O palestrante principal foi o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. “Um ano difícil, que vai exigir muito equilíbrio e ajuda do governo, das entidades e dos produtores entre si”, advertiu.
O presidente Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), José Guilherme Brenner, disse que a região do PAD-DF é pioneira nas tecnologias de cultivo de soja e que, apesar das adversidades, o produtor rural tem muitos motivos para celebrar.
“Viemos valorizar o trabalho do produtor e a sua importância para a economia brasileira”, completou o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Joel Ragagnin.
Sobre esta safra, o presidente da Coopa-DF comentou em muitas áreas foi muito boa, mas outras muito prejudicadas.
“Só no final da colheita vamos conseguir avaliar melhor os números, mas acredito que, independente disso, o produtor não trabalha com um ano só. Temos uma história de sucesso. A colheita é sempre um momento a ser comemorado”.
O agricultor Leomar Cenci, que produz café, soja, trigo e feijão, considera que eventos como o realizado na sexta-feira (26) é “muito importante”. Ele observou que houve uma queda no preço da soja. “O acesso às informações nos ajuda a encontrar um melhor momento para negociação”.
O evento contou com o apoio das marcas Pivot, Intacta 2x Tend, Central Irrigação, AgroRosso Sementes, Basf, Coagril, Dois Marcos Sementes, Corteva Agriscience, Tchê Produtos Agrícolas e Triunfo Sementes, além do apoio institucional da Abrasgrãos, Aprosoja Minas Gerais, Irrigo, Irriganor, Sindicato Rural de Cabeceiras, Sindicato Rural de Cristalina e Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí-MG.