O governador do estado, Eduardo Leite, disse que o desastre é o maior do que “nós assistimos no ano passado”
Por Misto Brasil – DF
O presidente Lula da Silva seguirá nesta quinta-feira para o Rio Grande do Sul. Ele será acompanhado de ministros para avaliar a situação do estado em função das chuvas.
Previsão é que decolem de Brasília às 7 horas em direção a Santa Maria. Em virtude das condições climáticas, logísitica será definitiva momentos antes da partida. Estão previstas reuniões com o governador Eduardo Leite e equipes da Defesa Civil, sobrevoo dasa áreas afetadas.
Leia – chuva pode alterar logística do concurso nacional no Rio Grande do Sul
“Eu estou com o ministro da Defesa aqui e ele está dizendo que tem oito helicópteros à disposição para ir ao Rio Grande do Sul, que não conseguem levantar voo por causa do teto. Mas estão preparados para ir ao Rio Grande do Sul assim que o tempo permitir”, disse o presidente num vídeo que colocou ontem nas redes sociais.
O governador afirmou no final da tarde de quarta-feira, que este é o maior desastre “que o nosso Estado terá enfrentado, maior do que o que nós assistimos no ano passado. Estamos vivendo um momento muito crítico”.
???????????? ATENÇÃO: ALERTA PARA O VALE DO TAQUARI! pic.twitter.com/r11BRXBB2T
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 2, 2024
O estado gaúcho contabiliza 10 pessoas mortas e 21 desaparecidas, em função das chuvas. São 107 municípios e 19.110 pessoas afetadas. Mais de 4,3 mil pessoas estão fora de suas casas.
Na entrevista aos jornalistas, serão comunicadas as providências adotadas e ações emergenciais em andamento para minimizar o sofrimento, garantir assistência e restaurar a circulação de pessoas, equipes de pronto-atendimento e mercadorias pelo território gaúcho.
Na noite de ontem (01), o Ministério dos Transporte divulgou uma nota em que garante que esforços estão sendo relizados para liberar as estradas obstruídas.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, cancelou a agenda oficial desta quinta-feira (02) para acompanhar o presidente. Os ministros chefe da Casa Civil, Rui Costa, do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, entre outras autoridades estarão na comitiva.