Escolha de pessoas que possam ter contribuído com a humanidade serão premiadas no início de setembro
Por Misto Brasil – DF
A cerimônia do Prêmio Internacional da Paz, que leva o nome de um dos ícones da literatura russa, Lev Tolstói, será realizada em Moscou no dia 9 de setembro.
O tataraneto dele, Vladimir Tolstói, membro do júri, contou à Sputnik por que o prêmio foi nomeado em honra ao escritor, bem como os critérios para a premiação, informou a agência Sputnik.
De acordo com ele, a concessão do Prêmio Tolstói é guiada por noções de humanismo, misericórdia e compaixão. Lev Tolstói serviu como oficial, participou de conflitos militares e viu mortes, de modo que suas obras foram muito influenciadas pela experiência pessoal, explicou Vladimir Tolstói.
Lev Tolstói foi indicado para o Prêmio Nobel de Literatura em várias ocasiões, mas se recusou a recebê-lo, principalmente porque Alfred Bernhard Nobel havia inventado a dinamite, diz seu tataraneto.
Sendo membro do júri do prêmio, Vladimir Tolstói explica que, para se tornar um laureado desse evento, uma pessoa ou organização deve participar de atividades de manutenção da paz, contribuir para a luta contra a corrida armamentista no mundo, para o estabelecimento de um mundo multipolar, fortalecendo a compreensão mútua e a cooperação entre as nações, bem como para neutralizar a ameaça de uma terceira guerra mundial.