A BBC Verify encontrou evidências que ligam os vídeos a uma operação muito maior, sediada na Rússia
Por Misto Brasil – DF
O Federal Bureau of Investigation (FBI) alertou sobre dois vídeos falsos que circulam online e que visam lançar dúvidas sobre a eleição presidencial dos EUA — o mais recente de uma série de alertas de altas autoridades.
A BBC Verify encontrou evidências que ligam os vídeos a uma operação muito maior, sediada na Rússia, que produziu centenas de falsificações direcionadas à eleição nos últimos meses.
Leia – mídia dos Estados Unidos se prepara fara informaçòes falsas
Leia – entenda como é a eleição nos Estados Unidos
Em uma publicação no X no sábado, o FBI disse que os dois vídeos estavam espalhando rumores sobre fraude eleitoral e sobre Doug Emhoff, marido da candidata democrata, vice-presidente Kamala Harris.
Os vídeos falsos, que supostamente são do FBI e incluem o logotipo da agência, não receberam muitas visualizações de pessoas reais no X.
“Esses vídeos não são autênticos, não são do FBI e o conteúdo que eles retratam é falso”, disse o comunicado do FBI.
“Tentativas de enganar o público com conteúdo falso sobre as operações do FBI prejudicam nosso processo democrático e visam minar a confiança no sistema eleitoral.”
O conteúdo dos clipes, conforme descrito pelo FBI, corresponde exatamente aos vídeos que fazem parte de um lote de mais de 300 que a BBC Verify encontrou desde o início do ano, como parte de uma investigação conduzida com a empresa de pesquisa online Logically.