Boletim mostra crescimento econômico no Distrito Federal

comércio vendas rua Misto Brasil
Vendas no comércio é um termômetro de como vai a economia/Arquivo
Compartilhe:

O volume de serviços cresceu 8,7% em relação ao segundo trimestre, liderado pelo segmento de informação e comunicação, que registrou um avanço de 17,3%

Por Misto Brasil – DF

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IpeDF) divulgou, nesta sexta-feira (31), a 30ª edição do Boletim de Conjuntura do Distrito Federal, apresentando um panorama positivo para a economia da capital no terceiro trimestre de 2024.

Os dados indicam a manutenção do crescimento econômico observado desde o início do ano, com destaque para a expansão dos setores de comércio e serviços.

O volume de serviços cresceu 8,7% em relação ao segundo trimestre, liderado pelo segmento de informação e comunicação, que registrou um avanço de 17,3% no período e 24,0% na comparação anual.

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 2,9% na comparação trimestral, impulsionado pelo setor de eletrodomésticos, que cresceu 15,9% no trimestre e 24,2% em relação ao mesmo período de 2023.

Apesar do bom desempenho econômico, a inflação foi impactada pela alta da gasolina e da tarifa de energia elétrica residencial. No entanto, a variação trimestral registrou uma desaceleração em relação ao segundo trimestre do ano.

No cenário nacional, a economia brasileira também apresentou crescimento, puxado pela indústria e serviços, alavancados pelo aumento do consumo das famílias e dos investimentos.

No contexto internacional, a volatilidade do câmbio e dos preços de commodities tem influenciado diretamente o comércio exterior, inclusive no DF, informou a Agência Brasília.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas