Novo prefeito de Nova York nasceu em Uganda

Prefeito de Nova Iork Zohran Mamdani Misto Brasil
Zohran Mandani é o novo prefeito eleito da cidade norte-americana de Nova Iorque/ZM/X
Compartilhe:

Numa vitória para a ala mais à esquerda do Partido Democrata, Mamdani derrotou o ex-governador de Nova York Andrew Cuomo

Por Misto Brasil – DF

O democrata Zohran Mamdani foi eleito prefeito de Nova York nesta terça-feira (04) com mais de 50% dos votos, coroando uma ascensão surpreendente para esse legislador estadual de apenas 34 anos que era considerado o grande favorito na disputa.

Com sua vitória expressiva, Mamdani garantiu seu lugar na história de Nova York como o primeiro prefeito muçulmano da cidade, o primeiro de ascendência sul-asiática e o primeiro nascido na África. Em 1º de janeiro, quando assumir o cargo, Mamdani será o prefeito mais jovem desde 1892, informou a DW.

“O senso comum diria que estou longe de ser o candidato perfeito. Sou jovem, apesar dos meus esforços para ser mais velho. Sou muçulmano. Sou um socialista democrático. E, o pior de tudo, eu me recuso a pedir desculpas por qualquer uma dessas coisas”, declarou Mamdani para seus apoiadores na sua festa de vitória.

Numa vitória para a ala mais à esquerda do Partido Democrata, Mamdani derrotou o ex-governador de Nova York Andrew Cuomo, que concorreu como independente, e o ativista republicano Curtis Sliwa.

Sliwa, a quem as pesquisas eleitorais davam chances mínimas, é um conservador que apresentou vários programas de rádio, se descreve como populista e outsider e é conhecido na cidade por seu grupo de patrulheiros Anjos da Guarda.

Cuomo, amplamente considerado um centrista, renunciou ao cargo de governador há quatro anos, em decorrência de uma série de acusações de assédio sexual que ele nega. Depois de uma derrota surpreendente para Mamdani nas primárias democratas, em junho, ele decidiu concorrer como independente.

O prefeito eleito de Nova York nasceu em Uganda, filho de pais de ascendência indiana. Sua mãe, Mira Nair, é uma respeitada cineasta indiana-americana, e seu pai, Mahmood Mamdani, é um acadêmico ugandense nascido na Índia.

Quando Mamdani tinha 5 anos, a família se mudou de Uganda para a África do Sul, antes de se estabelecer em Nova York, dois anos depois. Ele descreve sua criação como privilegiada, mas diz que não foi uma experiência típica para um nova-iorquino. Em 2018 obteve a cidadania americana.

Sua ascensão política foi rápida. Ele foi eleito para a Assembleia Estadual de Nova York em 2020 e anunciou sua campanha para prefeito em outubro de 2024. Mamdani era então visto como um desconhecido que não chegaria nem perto da nomeação. No final, sua vitória sobre Cuomo foi convincente, com 56,4% dos votos.

Mamdani é fã e músico de hip-hop e produziu músicas desse gênero. Ele também é muçulmano e fã de vários times esportivos, incluindo o New York Mets (beisebol), o New York Giants (futebol americano) e o time de futebol inglês Arsenal.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

❤️

Contribua com o Misto Brasil via Pix

Contribua com Misto Brasil via Pix