A abertura será no Memorial dos Povos Indígenas. As obras podem ser vistas tamb;en no Museu nacional e no Itamaraty
Por Misto Brasil – DF
A exposição Bancos Indígenas do Brasil – Rituais pode ser vista a partir desta segunda-feira (10), em Brasília. Ocupa os espaços do Memorial dos Povos Indígenas, o Palácio do Itamaraty e o Museu Nacional da República.
A mostra apresenta obras selecionadas do acervo da Coleção BEĨ, revelando a complexidade e a sofisticação da arte dos povos originários do Brasil. Os bancos estarão expostos até 22 de fevereiro de 2026. A entrada é de graça.
A primeira abertura acontece no Memorial dos Povos Indígenas, com 54 obras de 39 etnias. No Palácio do Itamaraty, a abertura será na terá-feira (11), apresentando 142 bancos de 40 etnias.
O Museu Nacional da República inaugura sua mostra na quarta-feira (12), reunindo 500 obras de 51 etnias, compondo um amplo e vibrante panorama desse objeto ancestral da arte indígena brasileira.
A curadoria é assinada pelos artistas indígenas Akauã Kamayurá, Yawapi Kamayurá, Tawai Yudjá, Antônio Bane Huni Kuī, Thiago Henrique Djekupe, Mayawari Mehinaku, Rael Tapirapé.
E Wareaiup Kaiabi, Milton Galibis Nunes, Salomão Tikuna, Krumaré Karajá e Sokrowe Karajá, em parceria com Marisa Moreira Salles, Tomás Alvim e Danilo Garcia, da Coleção BEĨ.
“A Coleção BEĨ é fruto de um processo de escuta e aprendizado contínuo. Cada encontro com os artistas indígenas amplia nossa compreensão sobre o Brasil. Esta mostra é também uma forma de devolver, em gesto e memória, tudo o que aprendemos com eles”, afirma Marisa Moreira Salles, curadora e cofundadora da Coleção BEĨ.

