A iniciativa integra o esforço no Amazonas de pesquisa e inovação e promove capacitação técnica das comunidades amazônicas fora de Manaus
Por Misto Brasil – DF
A BYD Indústria de Baterias Ltada lançou um programa educacional especializado em energia solar voltado às comunidades ribeirinhas fora da região metropolitana de Manaus em parceria com o Senai e com o apoio do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e da Suframa.
A iniciativa integra o esforço regional de pesquisa e inovação e promove capacitação técnica, inclusão produtiva e desenvolvimento socioeconômico das comunidades amazônicas.
A formação será realizada a bordo da embarcação Samaúma, barco-escola do Senai, que capacitará 320 alunos em 16 turmas de 20 estudantes.
Os conteúdos abrangem sistemas fotovoltaicos, inversores de frequência, fundamentos da Indústria 4.0, saúde e segurança, TI, sustentabilidade, eletricidade e aplicações práticas de tecnologia solar, preparando os alunos para atuar em um mercado em expansão e cada vez mais estratégico para o país.
Além da qualificação profissional, o projeto também avalia soluções off-grid com baterias de lítio, capazes de oferecer energia independente da rede convencional.
A tecnologia é especialmente adequada ao contexto ribeirinho, que utiliza balsas e embarcações e enfrenta limitações de infraestrutura elétrica.
“Um projeto educacional como esse amplia horizontes, oferecendo aos jovens da Amazônia acesso às ferramentas necessárias para construir um futuro mais próspero e sustentável”, afirma presidente da BYD no Brasil, Tyler Li.

