Lula da Silva veta Projeto de Lei da Dosimetria

Lula da Silva ato 8 de janeiro Palácio do Planalto Misto Brasil
Lula da Silva e Janja na rampa do Palácio do Planalto no ato contra o 8 de janeiro/Bruno Peres/Agência Brasil
Compartilhe:

O veto gerou reação no Congresso: parlamentares da oposição classificaram a decisão como “confronto” e já articulam a derrubada do veto

Por Misto Brasil – DF

O presidente Lula da Silva (PT) vetou integralmente o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduzia penas dos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O ato de hoje foi revestido de uma ação política-partidária, com a mobilização de filiados e simpatizantes ligados a entidades sociais e instituições ligadas ao PT e aos partidos de esquerda.

Assista o vídeo logo abaixo

Leia: ato pelo 8 de janeiro fecha a Praça dos Três Poderes

O anúncio foi feito durante a cerimônia que marcou três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes. Essa decisão já era esperada pela classe política e por isso a solenidade no final da manhã no Palácio do Plavalto não teve a participação dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O veto gerou reação no Congresso: parlamentares da oposição classificaram a decisão como “confronto” e já articulam a derrubada do veto após o recesso, em fevereiro.

Lula da Silva afirmou que esta é a data marcada na história como o momento em que o país derrotou os que tentaram tomar o poder pela força, ignorando a vontade popular expressa nas urnas.

A proposta pode beneficiar tanto os envolvidos na destruição das sedes dos Três Poderes quanto réus ligados à organização criminosa que tentou o golpe de 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso e cumprindo pena em uma sala especial na sede da Polícia Federal.

O projeto foi aprovado pela Câmara e pelo Senado no fim do ano passado e prevê a redução de punições para o “núcleo crucial” da trama golpista e para participantes dos atos de 8 de janeiro e texto chegou ao Palácio do Planalto em 19 de dezembro e aguarda a decisão presidencial.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas