O vice-governador deverá renunciar ao cargo, assim como a governadora Fátima Bezerra. Ambos querem disputar as eleições de outubro
Por Misto Brasil – DF
Na próxima semana o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), deve anunciar oficialmente que vai renunciar ao cargo. Ele pretende se candidatar a deputado estadual. A decisão sugere um rompimento com a governadora Fátima Bezerra (PT).
Os detalhes e os motivos sobre a renúncia deverão ser explicados pelo próprio vice-governador na próxima semana, prazo que foi estabelecido pelo próprio Walter Alves.
A renúncia não deve ser imediata e deve acontecer somente em meados de abril por força da legislação eleitoral. Se o vice-govermnador confirmar o que vem sendo falado desde dezembro na política local, haverá duas possibilidades.
A primeira seria a governadora permanecer no cargo. A outra é a Fátima Bezerra manter seu projeto de concorrer ao Senado Federal.
Se houver a vacância dos dois cargos. o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), deverá convocar eleições indiretas num prazo de 30 dias.
A escolha do possível novo governador para um mandato tampão de sete meses poderá acontecer entre os 24 deputados estaduais. O eleito não deve ter pretensões políticas imediatas.
Se um deles for eleito e assumir o cargo de governador por pelo menos um dia, ficará inelegível para concorrer nas eleições de 4 de outubro.
Walter Alves é o presidente regional do MDB e deve ficar no cargo até março de 2027. Nesta semana, a imprensa local informou que ele conversou com o presidente nacional da legenda, deputado Baleia Rossi (SP), quando comunicou o desejo de renunciar à vice-governadoria.


