O crescimento foi impulsionado por resultados positivos em todas as regiões do Brasil, com destaque para o Norte, Nordeste e Sul
Por Misto Brasil – DF
O setor portuário movimentou de janeiro a outubro 1,16 bilhão de toneladas, volume 4,03% superior ao registrado no mesmo período de 2024.
O crescimento foi impulsionado por resultados positivos em todas as regiões do Brasil, com destaque para o Norte, Nordeste e Sul.
Na Região Norte, os portos movimentaram 12,6 milhões de toneladas em outubro, crescimento superior a 31% em relação ao mesmo mês de 2024.
O desempenho evidencia a força da navegação interior e a importância estratégica da região para o transporte de cargas minerais, energéticas e agrícolas.
O Nordeste também apresentou avanço consistente, com movimentação de 7,7 milhões de toneladas em outubro, crescimento superior a 4%.
A ampliação da capacidade operacional dos terminais e os investimentos em modernização têm fortalecido o papel da região nas cadeias logísticas nacionais e internacionais.
Na Região Sul, a movimentação alcançou 108,4 milhões de toneladas no acumulado do ano, consolidando o Sul como um dos principais polos logísticos do país, especialmente no escoamento de produtos agrícolas, industriais e cargas conteinerizadas.
De acordo com o secretário nacional de Portos, Alex Avila, o desempenho regional demonstra a efetividade da política portuária adotada pelo governo federal.
“Os resultados de 2025 mostram que estamos promovendo um crescimento equilibrado do setor, respeitando as vocações de cada região e ampliando a eficiência dos portos brasileiros. Esse avanço é fruto de uma gestão técnica, integrada e orientada para resultados concretos”.


