A assessoria da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil foi surpreendida com um pedido de agenda feita pela assessoria do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), que pretende viajar em breve, provavelmente em abril, para aquele país. A solicitação não surpreenderia se a viagem acontecesse nos próximos meses, mas Mourão pretende ir aos Estados Unidos na sequência da viagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL), em março.
A agenda de viagem de Bolsonaro está sendo organizada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que esteve em Washington e Nova York para acertar os detalhes. No caso de Mourão, nem mesmo o Ministério das Relações Exteriores tem conhecimento da viagem.
O jornalista Marcelo Rech, especialista em relações exteriores, explicou na sua coluna no Inforel, que a embaixada norte-americana está preocupada com a superposição de agendas do presidente e do seu vice em um curtíssimo espaço de tempo. Também não está claro se o Itamaraty está informado a respeito e se há coordenação entre a Presidência e a vice-presidência.
Nesta quarta-feira, o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo de Barros, disse que as viagens de Bolsonaro aos Estados Unidos e a Israel estão mantidas, mas não soube especificar data. A agenda de Bolsonaro deve reunir temas econômicos e comerciais, segundo o chanceler.