Governadores fazem acordo sobre pagamento das dívidas

Compartilhe:

Depois de algumas horas de reunião que começou na casa oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rolemberg (PSB), saiu um acordo preliminar sobre a dívida dos estados com a União.

O principal acordo foi o de uma moratória de seis meses e o desconto por 24 meses no valor das parcelas a serem pagas. A dívida dos estados chega a R$ 430 bilhões.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, explicou que haverá redução gradual do percentual desse desconto. Pela nova proposta, informou Perillo, ele começa em 100% e vai vigorar entre julho e agosto de 2016. Nesse período, portanto, os estados deixam de pagar totalmente as parcelas das dívidas.

Depois disso, e a cada dois meses, o percentual de desconto vai caindo dez pontos até chegar, em julho de 2017, a 40% sobre a parcela da dívida que cada estado deve à União. Nessa altura, portanto, os estados pagariam 60% da parcela.

A partir de janeiro 2018, ele voltaria a cair 10 pontos a cada bimestre até que, em julho daquele ano, os estados voltariam a pagar 100% das parcelas de suas dívidas.

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.