A umidade relativa chegou nesta tarde em Brasília a 15%, segundo divulgou o Instituto Nacional de Meteorologia. A situação é de alerta, porque a alta temperatura cria um ambiente próprio para doenças típicas da época. A temperatura máxima chegou a 32 graus centígrados. À tarde a umidade a umidade relativa do ar chegou em 8% e a temperatura teve pico de 34,2°C. Atualizado às 1820.
De acordo com relatório do Inmet, as maiores temperaturas máximas do ano foram registradas até agora no domingo (01), nas cidades de Goiânia (37,3º), Brasília (31,8º) e Gama, no DF (33,6º). Em setembro de 2015, a umidade do ar chegou a 13%, índice inferior ao registrado em Wadi Halfa, no Sudão, no deserto do Saara, um dos locais mais áridos do mundo.
As chuvas podem ocorrer ainda neste mês, mas serão chuvas parciais. A expectativa é de que a umidade relativa permaneça baixa. Assim, as atividades físicas devem ser evitadas nos horários mais quentes. O período de seca tem provocado incêndios em várias partes do Distrito Federal.
Hoje, um incêndio florestal de grandes proporções aconteceu no Park Way próximo ao aeroporto. Segundo o Corpo de Bombeiros, estão sendo utilizados uma aeronave, um helicóptero, 14 viaturas e 78 militares. Veja imagens desse incêndio na primeira página do Misto Brasília.