Vai viajar nesta segunda-feira (18)? Fique atento para algumas dicas porque as fiscalizações de passageiros e bagagens serão intensificadas nos aeroportos brasileiros.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa procedimentos a que os passageiros estão sujeitos. São eles: passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção.
Sgundo a Anac a revista física aleatória é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X.
A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha.
Já a retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo equipamento de Raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada para voos internacionais.
A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos APAC.
Chegar pelo menos uma hora e meia antes do horário de embarque é um das dicas para quem for viajar de avião pelo Brasil a partir desta segunda-feira. As medidas estavam programadas para ocorrer a 19 dias do início da Olimpíada Rio 2016. São esperados mais de 100 mil estrangeiros.
Confira aqui perguntas e respostas sobre a fiscalização mais rigorosa nos aeroportos.