Cancelado o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Festival de Brasília de Cinema
Começaram os preparativos para a realização do tradicional festival/Arquivo

A edição número 53 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do país, está cancelado. A decisão partiu do secretário de Cultura e Economia Criativa,  Bartolomeu Rodrigues, por conta de contingenciamento da verba de pouco mais de R$ 3 milhões, necessários para a realização do evento.

O corte foi determinado pela Secretaria de Economia diante da crise econômica provocada pelo novo coronavírus.

Anteriormente, o festival já tinha alterações no seu formato por conta da pandemia do Covid-19. As exibições seriam em sua maioria virtuais. A decisão agora cancela por completo o festival que tem como símbolo o Cine Brasília.

Até a sexta-feira, o Festival de Cinema estava mantido, inclusive com a programação infantil. Haviam sugestões de filmes infantis para assistir em casa durante o isolamento social.

Num texto divulgado no final de semana pela Secretaria de Cultura, o curador do Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes, que contempla também mostras infantis e juvenis –, Ulisses de Freitas, defendeu o papel do Estado na formação de público: “É fundamental que o Cine Brasília tenha uma programação voltada para a formação e a educação do olhar desde cedo”. Ele lembra que a mesma internet que oferece opções também traz “imagens em profusão que deseducam”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas