O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02) a aprovação da vacina para Covid-19 produzida em parceria pela multinacional Pfizer e a empresa alemã Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana.
O governo comunicou ter aceitado a recomendação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) e que a vacina estará disponível em todo o Reino Unido a partir da próxima semana. O ministro da Saúde, Matt Hancock, declarou à emissora Sky que o governo iniciará um amplo programa de vacinação.
A prioridade será dada a grupos de risco, como pessoas idosas. Essa deverá ser a maior campanha de vacinação na história do país, disseram as autoridades de saúde. O Reino Unido já encomendou 40 milhões de doses da vacina, o que é suficiente para vacinar 20 milhões de pessoas. As fabricantes anunciaram uma eficácia de 95% com a aplicação de duas doses em intervalo de três semanas.
A medida tornará o Reino Unido o primeiro país ocidental a começar a vacinar a população contra a covid-19 e o primeiro no mundo a aprovar a vacina da Pfizer-Biontech. A vacina da Pfizer-Biontech passa a ser a que foi desenvolvida mais rapidamente entre as candidatas contra a doença, tendo sido aprovada no Reino Unido menos de dez meses após o início da pesquisa.