O secretário da Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, informou há pouco que a segunda fase de vacinação contra a Covid-19 vai atingir idosos acima de 75 anos e depois pessoas com idade entre 60 e 70 anos. Não há data para o início dessa imunização, porque depende da chegada de novas doses e isso depende do governo federal. Atualizado às 11h55
Não há vacina nos postos de vacinação para a população. A Secretaria da Saúde adverte que neste momento somente as pessoas que trabalham na área da saúde serão vacinadas. A primeira pessoa vacinada no DF foi a enfermeira Lídia Marques, 31 anos. Ela trabalha no box de emergência do HRAN. Ela trabalha há dez meses no atendimento pacientes com o novo coronavírus.
Vacinação no DF começa nesta terça-feira em 15 hospitais
O Distrito Federal recebeu ontem (18) à tarde cerca de 105 mil doses da vacina CoronaVac, que precisa ser aplicada em duas vezes. Este lote já tem destino. A vacina começa a ser aplicada nesta terça-feira nos profissionais de saúde e pessoas de serviços que trabalham na chamada linha de frente do combate da pandemia.
Cada um dos 15 hospitais públicos e uma unidade do Samu definem a forma como será aplicada a vacina. No caso do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), por exemplo, a imunização começou a ser feita por andar. Cada unidade de saúde, seja particular ou pública, deverá relacionar os profissionais que irão receber a primeira e a segunda doses desse lote.
O Brasil distribuiu para todos os estados 6 milhões de doses da CoronaVac e espera 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que estão sendo produzidas na Índia. Esse lote deveria ter chegado no domingo, mas a Índia atrasou a entrega. Um avião da Azul deveria pegar esse material, mas até agora não há nova data para que esse voo aconteça.
Os locais de vacinação
Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Ceilândia, Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital de Apoio de Brasília, Hospital Universitário de Brasília, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional de Planaltina, Hospital Regional de Brazlândia, Hospital da Região Leste, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional de Samambaia, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Regional do Gama, Hospital Regional do Guará e Central de Regulação do Samu (SIA).