A responsabilidade pela administração das doses é dos governos dos 27 Estados-membros
A União Europeia (UE) atingiu o objetivo de ter doses suficientes para vacinar 70% de sua população adulta contra a Covid-19. O anúncio foi feito neste sábado (10/07) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O programa de compra conjunta de vacinas da UE, administrado pela Comissão Europeia, tem no momento 330 milhões de doses da vacina da BioNTech-Pfizer, 100 milhões da AstraZeneca, 50 milhões da Moderna e 20 milhões da Johnson & Johnson. Juntos, os países da UE tem cerca de 366 milhões de adultos.
A responsabilidade pela administração das doses é dos governos dos 27 Estados-membros, e a variação na taxa de vacinação se deve ao fato de que alguns países têm programas mais rápidos que os outros.
Diante da pandemia, no ano passado a Comissão Europeia – que anteriormente desempenhava um papel secundário na política de saúde comunitária – interveio para coordenar um programa conjunto de aquisição de vacinas para os membros.
A UE foi inicialmente criticada pela sua lentidão em reagir e negociar contratos com os laboratórios. Quando a produção de vacinas ainda era reduzida, algumas empresas, como a AstraZeneca, não garantiram as entregas que a UE esperava, informou a DW.


