A folga por conta do Dia do Servidor, no dia 28, foi transferida para o dia 1º de novembro e dia 2 é feriado nacional
O governo do Distrito Federal transferiu para a segunda-feira, 1º de novembro, a folga dos funcionários públicos distritais previsto por conta do Dia do Servidor. O ponto facultativo estava programado para o dia 28, mas o decreto 42.626/2021 transfere a data e cria um novo feriadão na capital federal de quatro dias. O decreto foi publicado hoje (21) no Diário Oficial do DF.
É que no dia 02 de novembro, terça-feira, é feriado nacional dedicado ao Dia de Finados ou Dia dos Mortos, que é celebrado pela Igreja Católica desde o século II. A partir do século V, a Igreja dedica um dia do ano para rezar pelos mortos.
Este é o terceiro feriado estendido que beneficia os servidores públicos em dois meses. O primeiro aconteceu no início de setembro com as manifestações que coincidiram com 0 7 de Setembro. O segundo feriadão, que também atendeu os servidores federais e do Judiciário, aconteceu no dia 12 de Outubro, comemorado em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A folga dos servidores acaba sendo um incentivo para a indústria de turismo.
Calendário dos pontos facultativos no DF