Sobe a taxa de contaminação da Covid-19 no Distrito Federal

Testagem Covid-19 DF Misto Brasília
Passageiro que chegou no Aeroporto de Brasília é submetido a teste/Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Compartilhe:

Além do aumento dos casos da doença, a Saúde alerta está no fim o estoque da vacina contra a gripe

A taxa de transmissão da Covid-19 chegou hoje em 1,12, o que indica que a disseminação do vírus voltou a crescer no Distrito Federal.  Na última quinta-feira estava em 0,88 e na sexta-feira (31) passou para 0,92.

Com a nova taxa, apenas uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para 112 pessoas. Como a variante ômicron é bem mais transmissível, é provável que a infestação deverá crescer bastante nos próximos dias. A cepa já tem transmissão entre a população do Distrito Federal e as festas do Natal e do Ano Novo devem ter grande resultado neste crescimento de casos da pandemia.



O boletim de hoje da Secretaria da Saúde indica que mais duas pessoas morreram por associação à Covid-19. As vítimas faleceram nos dias 7 e 31 de outubro, mas somente agora foram contabilizadas. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 11.112 pessoas morreram no DF. Nas últimas 24 horas, foram registrados 602 novos casos, totalizando até agora 521.140 casos.

Como já há registros de casos duplos de contaminação – gripe e Covid – aumentou a procura por testes. As farmácias informaram que houve uma grande procura nos últimos dias e algumas unidades não tem mais o kit. No Aeroporto de Brasília, alguns passageiros estão sendo testados. Ontem, dos 141 testados, 40 estavam contaminados pela Covid-19.



Sobre as vacinas contra a gripe

A Agência Saúde informou que os estoques de vacina contra a influenza estão quase zerados na rede pública de saúde do Distrito Federal. A causa é que a procura aumentou muito neste fim de ano.

Algumas regiões de saúde até zeraram os estoques e não têm como reabastecer, pois todas as vacinas contra a gripe da Rede Central de Frio foram distribuídas para as sete superintendências. Esse é o caso da região de saúde Oeste, que não tem qualquer dose em suas unidades. A região Sudoeste possui somente dez doses da vacina contra a gripe.

A Secretaria da Saúde orienta que quem ainda não se vacinou contra a gripe pode procurar uma unidade na região onde ainda há doses disponíveis. A vacina contra a influenza é segura e previne contra as formas mais graves da doença. Os imunizantes contra a gripe e a covid-19 podem ser aplicados inclusive no mesmo dia, conforme orientação do Ministério da Saúde.



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas