O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy, disse na sua página do Facebook nesta noite, que é favorável ao fim do foro privilegiado para ministros, deputados e senadores.
O foro privilegiado é um tema polêmico, mas a sua extinção é cada vez mais discutida por conta do envolvimeno cada vez maior de parlamentares com a corrupção. Até ministro do Supremo Tribunal Federal disseram que são contra, como o presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.
Dos 81 senadores, 21 deles tem processos tramitando no Supremo, e dos 513 deputados, 147 respondem a algum tipo de investigação. Alguns, com mais de dois processos que totalizam 396.
Imbassahy disse na sua rede social que está para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara proposta que acaba com a prerrogativa de foro, que determina que deputados, senadores e ministros sejam investigados e julgados pelo STF.
“Se aprovada, processos envolvendo essas autoridades passam a ser apreciados em primeira estância, com a possibilidade de recursos em 2ª instância e até no STF. Entendo que deve ser extinto o foro privilegiado”.