O brasiliense terá que contar com muita sorte para visualizar o eclipse parcial do sol neste domingo de Carnaval. A previsão para a região Centro Oeste é de muitas nuvens com pancadas de chuvas em pontos isolados.
O alinhamento da lua com sol acontecerá a partir das 10h45 e deve terminar às 12h30. O Planetário de Brasília contará com telescópios próprios para a visualização do evento, e também estará com seus filmes na cúpula. O evento será aberto ao público.
Os brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão melhor visualização do eclipse. “Esse tipo de evento é raro por incidir em faixas muito estreitas do planeta. Todo ano temos ao menos um eclipse solar anular, mas como ele é visto em poucos lugares, tem gente que nunca o viu”, segundo a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.
O eclipse solar anular ocorre quando se observa apenas um anel de luz ao redor do sol. Só será visto na região sul do Chile, Argentina e Angola e no norte da Zâmbia. Deve-se evitar visualizar diretamente o eclipse solar, também não olhar através de radiografias ou mesmo óculos de sol. A recomendação é usar um filtro equivalente ao do capacete de soldar.


