Brasil poderá ceder base de foguetes aos EUA

Compartilhe:

O governo deve encaminhar, em maio, ao Congresso Nacional uma proposta de acordo com os Estados Unidos para uso do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. É uma nova tentativa de cooperação entre os dois países depois de quase 20 anos.

A base está fechada há alguns anos após uma explosão. Para o governo, ao estabelecer um Tratado de Salvaguardas o Brasil poderá além de voltar a lançar foguetes no CLA, obter uma receita anual de aproximadamente R$ 4,5 bilhões.

O acordo em vias de ser firmado está sendo questionado pelo deputado Waldir Maranhão. Ele pediu esclarecimentos aos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Ciência e Tecnologia. O parlamentar quer saber se estará assegurada a soberania brasileira “exatamente no momento em que o mundo inteiro questiona as atitudes e a postura do atual presidente americano (Donald Trump)”.

 

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.