Base do governo aprova projeto do Instituto Hospital de Base

Compartilhe:

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) venceu a primeira batalha esta noite na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Por maioria de votos (13 a 9) a base governista conseguiu aprovar em primeiro turno o projeto de lei que transforma o Hospital de Base no Instituto Hospital de Base do Distrito Federal. A mesma votação foi repetida em segundo turno logo em seguida. (Atualizado às 22h40)

Há pouco, o governador postou um vídeo em seu microblog em que festeja o resultado. Disse que a aprovação do projeto é “importante para a saúde pública” e que vai permitir desafogar parte do sistema que recebe muitas criticas. O texto segue agora para a sanção de Rodrigo Rollemberg.

Pela proposta do governo, o hospital será transformado em um serviço social autônomo, entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos para a prestação de assistência médica gratuita à população.

A votação aconteceu depois de sete horas de debtaes em plenário que repercutiram nas galerias, onde manifestantes contrários e favoráveis à proposta gritaram palavras de ordem e trocaram insultos. No momento de maior tensão entre os grupos, o deputado Joe Valle (PDT) suspendeu a sessão para garantir a fala dos distritais, que se sucederam na tribuna para apoiar ou criticar a matéria.

Uma das defesas mais contundentes do PL partiu do deputado Lira (PHS), que criticou o que classificou de “uso político” dos sindicatos da área de saúde. “A entidade deixa de proteger os interesses da sociedade para defender seus próprios interesses”, reiterou. Ele citou médicos “que faltam aos hospitais, mas estão em seus consultórios trabalhando”.

O líder do governo, Rodrigo Delmasso (PSDB), disse que todos os aspectos jurídicos questionados pela oposição estavam explicitados no texto do projeto. O deputado Agaciel Maia (PR) pediu respeito aos trabalhadores terceirizados do setor de saúde e Júlio César (PRB) também mencionou o uso político dos sindicatos.

A Favor

Agaciel Maia (PR)

Cristiano Araújo (PSD)

Juarezão (PSB)

Julio Cesar (PRB)

Joe Valle (PDT)

Lira (PHS)

Liliane Roriz (PTB)

Luzia de Paula (PSB)

Rafael Prudente (PMDB)

Robério Negreiros (PSDB)

Rodrigo Delmasso (Podemos)

Sandra Faraj (SD) 

Telma Rufino (PROS)

Contra

Bispo Renato Andrade (PR)

Celina Leão (PPS)

Chico Leite (Rede)

Chico Vigilante (PT)

Israel Batista (PV)

Raimundo Ribeiro (PPS)

Ricardo Vale (PT)

Wasny de Roure (PT)

Wellington Luiz (PMDB)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas