O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou sem vetos o projeto da deputada Júlia Lucy (Novo) que estabelece prazo de 18 meses para que o comércio do Distrito Federal substitua copos e canudos de plástico por materiais biodegradáveis. Em novembro de 2020 não deverá ser mais comercializado esses produtos nas lojas do Distrito Federal. A nova lei também vai regular o uso nos bares, lanchonetes e restaurantes.
Júlia Lucy foi a São Paulo conversar com fabricantes de biodegradáveis e verificou que não há capacidade de produção que permita a aplicação da lei imediatamente. “Eu quero que a lei seja executada. Então, a mudança não pode ser a toque de caixa”, disse.
Para ajudar na conscientização ambiental, o shopping Liberty Mall vai distribuir estojos com canudos e talheres de inox para os consumidores em compras acima de R$ 350 para o Dia das Mães. A promoção que vai até o dia 12 de maio é uma iniciativa que aos poucos começa a fazer parte do dia a dia do brasiliense.
Um canudo de plástico tem uma vida útil de dez minutos – o tempo que se leva para tomar um refrigerante -, mas demora até 500 anos para se decompor. Quando descartados, se desintegram em pequenas partes, que chegam aos oceanos e acabam engolidas pelos animais, com sérios prejuízos para o futuro do ecossistema.