Médico em Brazlândia é condenado por negligência

Compartilhe:

O médico Luiz Gustavo Barcelos foi condenado a um ano de detenção por homicídio culposo por negligência. Ele será obrigado a indenizar a família de Cláudio Pereira Rodrigues em R$ 50 mil. A Defensoria Pública achou o valor para os herdeiros da vítima, a título de danos morais, muito pequeno.

A sentença é do juiz de Direito de Brazlândia Olair Teixeira de Oliveira Sampaio e foi publicada no último dia 18, que optou por substituir a pena privativa de liberdade por uma restritiva de direito consistente em prestação pecuniária, já que não viu a incidência de agravantes ou atenuantes.

A vítima foi atendida no dia 7 de novembro de 2013 no Hospital Regional de Brazlândia com fortes dores no peito, mas o médico apenas prescreveu medicação. Ele pediu exames nos hospital e liberou Cláudio que três horas depois morreu em casa. A vítima foi encontrada morta pelo filho de 10 anos. O juiz concedeu o direito do médico recorrer em liberdade.

Os protocolos de atendimento ao paciente com quadro de dor precordial (torácica) preconizam a coleta de uma história clínica detalhada como descrição da dor, sintomas associados e identificação de fatores de risco cardiológico. Essa avaliação deve ser acompanhada de exames físico e complementares, que podem incluir, além do eletrocardiograma, radiografia de tórax e dosagem sanguínea de marcadores de necrose miocárdica.

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.