O período de inscrições das chapas para concorrer às eleições das escolas do Distrito Federal, no dia 27 de novembro, começa na quarta-feira (09), segundo um cronograma divulgado nesta semana. Esta é a quarta eleição realizada a cada três anos para diretores e vice-diretores das unidades escolares, mas na maioria delas não há interesse no processo eleitoral.
Pelo menos 80% dos cargos são ocupados por gestores reeleitos. Na última eleição, apenas 133 unidades de ensino tiveram mais de uma chapa concorrendo. Em 512 instituições foram apresentadas chapas únicas, o que representa quase 80% das unidades.
Uma nova lei aprovada em setembro pela Câmara Legislativa reduziu o mandato de três para dois anos, mas abriu a possibilidade para uma terceira reeleição. Essa nova possibilidade foi justamente para contornar a falta de interesse nos dois cargos.
Para estimular a disputa, foram criados comitês regionais em cada coordenadoria da Secretaria da Educação. “Eles serão o apoio das comissões eleitorais locais, que executam o passo a posso do processo eleitoral junto à comunidade escolar”, explica a presidente da Comissão Eleitoral Central, Danielly de Pádua, segundo registro da assessoria de Imprensa da secretaria.
Para concorrer aos cargos, as chapas deverão ser formadas por servidores efetivos e ativos da Carreira Magistério Público do Distrito Federal ou da Carreira Assistência à Educação do Distrito Federal. Para concorrer, também há exigência de que pelo menos um dos candidatos seja professor com mais de três anos de efetivo exercício em sala de aula.