Trump afirma que impeachment é uma tentativa de golpe

Donald Trump EUA vídeo Casa Branca
Donald Trump foi presidente dos Estados pelo partido RepublicanosUnidos/Arquivo

Um dia antes da esperada votação de seu impeachment na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que ocorre nesta quarta-feira (18), o presidente Donald Trump acusou os democratas de conduzirem uma “tentativa partidária e ilegal de golpe” e de declararem guerra contra a democracia americana ao buscar demovê-lo do cargo por ter pressionado a Ucrânia a investigar um rival político.

Os comentários de Trump vieram em uma carta assinada por ele e enviada à presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi. O documento veio a público enquanto os parlamentares da Casa se reuniam para estabelecer as regras do debate antes da votação planejada para a quarta-feira de dois artigos de impeachment contra Trump.

“Isso nada mais é que uma tentativa partidária, ilegal de golpe e que irá, baseada nos sentimentos recentes, fracassar nas urnas de votação”, afirma Trump na carta, fazendo referência às eleições presidenciais de 2020, nas quais ele pretende tentar a reeleição.

A Constituição americana garante à Câmara o poder de indiciar o presidente por “crimes graves e contravenções”, como parte do sistema de freios e contrapesos entre Executivo, Legislativo e braços do Judiciário no governo federal.

A expectativa é que a Câmara de Representantes, controlada pelos democratas, aprove a sequência do impeachment do presidente americano por abuso de poder e de obstrução do Congresso por suas negociações com a Ucrânia. Por outro lado, no Senado, dominado pelos republicanos, o caso tem poucas chances de prosperar.  Pelas regras americanas, o presidente não é afastado do cargo antes da decisão final dos senadores. (Da DW)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas