A Sondagem Industrial do DF mostra que em novembro a utilização da capacidade instalada foi de 70%, aumento de 7 pontos percentuais na comparação com outubro. Desde o início do ano, a utilização da capacidade da indústria ficou acima dos 60%.
O indicador de produção alcançou 52,2 pontos. Cresceu 2,5 pontos. “O governo local tem honrado compromissos, tem ouvido muito o setor produtivo”, observa presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, em declaração dada à assessoria da entidade.
A animação dos industriais pode ser medido a partir dos resultados do Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal, que cresceu 1,1% em relação ao mesmo trimestre de 2018.
O movimento foi impulsionado principalmente pela construção civil, setor com maior representatividade na indústria do Distrito Federal (53% de participação no produto interno bruto industrial). Desde o terceiro trimestre de 2013 a construção não registrava variação positiva no Idecon-DF.
A indústria da transformação também cresceu em 2019, com destaque para o segmento de alimentos e bebidas e o farmacêutico. A melhora no desempenho da produção industrial ainda é tímida e não se refletiu sobre o nível de emprego.