Corrupção foi o principal motivo das demissões no governo federal

Esplanada dos Ministérios Brasília DF Misto Brasília
Detalhe da Esplanada dos Ministérios, em Brasília/Arquivo
Compartilhe:

A maioria das demissões a bem do serviço público federal foram por conta de corrupção, segundo informou a Controladoria-Geral da União. Desde 2003 até novembro passado, foram 65% das demissões por corrupção para um universo de 7.755 servidores expulsos.

Nenhuma das expulsões foi provocada por improdutividade no cargo, instituto previsto na Constituição Federal, mas que nunca foi regulamentado. Há um projeto de lei sobre o tema apresentado pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) parado na Comissão de Assuntos Sociais.

A CGU informou à Folha de São Paulo, que 25% dos casos de demissões ocorreram por abandono, inassiduidade e acumulação ilegal de cargos. No quadro abaixo são apresentados os maiores números de demissões. Registre-se que a Petrobras demitiu apenas desde 2003, 180 servidores, embora a empresa estatal esteja envolvida no maior escândalo de corrupção do mundo, e que está sendo investigado pela Operação Lava Jato.

Órgãos diretos

INSS – 1.897

Ministério da Educação – 1.437

Ministério da Saúde – 792

Polícia Rodoviária Federal – 605

Receita Federal – 520

Polícia Federal – 416

Estatais (regime celetista)

Banco do Brasil – 3.683

Correios – 2.550

Caixa Econômica Federal – 1.443

Casa da Moeda – 238

Petrobras – 180

Banco da Amazônia – 180

Assuntos Relacionados

Siga o Misto Brasil

Acompanhe em todas as redes

Notícias, vídeos e destaques em tempo real. Escolha sua rede favorita.

Dica: acompanhe também pelo WhatsApp para receber atualizações rápidas.

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades

Newsletter

Receba os destaques da semana

Uma seleção objetiva dos principais acontecimentos, com leitura rápida e sem ruído.

📰 Resumo editorial
Leitura rápida
🔒 Sem spam
QR Code para acessar a newsletter do Misto Brasil
Aponte a câmera e assine pelo celular

Você pode cancelar quando quiser.