O presidente Jair Bolsonaro fará um novo teste para coronavírus na próxima segunda-feira (16), segundo informações publicadas nesta noite em sites de notícias. No início da tarde, o presidente divulgou em sua rede social que o teste realizado ontem tinha dado negativo. Por enquanto, o presidente continuará em isolamento domiciliar no Palácio da Alvorada.
“Ele segue de quarentena até o começo da próxima semana no Palácio do Alvorada. Precisa ficar isolado pelo menos sete dias depois do contato”, disse ao Estadão o cardiologista Leandro Echenique.
A equipe do presidente não mostrou o resultado do teste. Antes da informação de Bolsonaro, o filho dele, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) teria dito à Fox News que o resultado do primeiro teste teria dado positivo. A mesma informação foi publicada simultaneamente na Coluna Esplanada, no jornal O Dia.
De acordo com os especialistas, o período de incubação da doença é de até 14 dias. Esse período consiste no intervalo entre a data da contaminação pelo vírus até o início dos sintomas.
O diagnóstico do coronavírus é feito por um exame de biologia molecular que detecta o material genético do vírus (RNA) em amostras respiratórias (swab nasal/oral). É necessária a coleta de uma amostra na suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Essa amostra é encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A realização do exame está indicada para pacientes com sintomas.


