Novo coronavírus contamina ministros da alta cúpula do Judiciário

Luiz Fux e Jair Bolsonaro
Bolsonaro usa máscara de proteção na posse do ministro Luiz Fux na presidência do STF/Nelson Júnior/STF

A falta de cuidados, como usar máscara de proteção, relegar o distanciamento social e manter contatos físicos foram os principais motivos para que altas autoridades da República contraíssem o Covid-19 nos últimos quatro dias. O último deles foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tem sintomas brandos da doença e está isolado na residência oficial, segundo sua assessoria. Agora, o clima é de tensão entre as autoridades que participaram em dois eventos, um oficial e outro social realizados entre quinta-feira e sábado.

Na quinta-feira (10), houve a posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Na segunda-feira foi confirmado que Fux está com a doença. No fim de semana, foi o casamento da advogada Anna Carolina Noronha. Ela é filha do ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio Noronha.

Resultado, até agora foram diagnosticados com o vírus, além de Maia e Fux, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi, e os ministros do STJ Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro. Estava suspeito de ter a Covid-19 o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral Luís Roberto Barroso. Para a festa no sábado figuras importantes da República foram convidadas.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, que esteve na festa de casamento, realizou teste para o novo coronavírus e aguarda o resultado. A presidente do TST, Maria Cristina, está internada num hospital de Brasília.

Hoje (16), a sessão do Supremo foi suspensa por falta de quórum. Os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Celso de Mello (de licença médica), não compareceram. Toffoli estaria impedido de votar os processos que estavam na pauta. O ex-presidente do Supremo testou negativo para novo coronavírus em exame realizada pouco antes da posse de Luiz Fux. A Corte possui 11 ministros.

No Palácio do Planalto, pelo menos sete ministros de Estado já contraíram a doença, além do próprio presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Também fez a testagem, mas deu negativo, o vice-presidente Hamilton Mourão, e a esposa dele, Paula. Já o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi infectado em março.

Até ontem (15) à noite, os números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) apontavam que mais 1.113 mortes por Covid-19 foram notificadas no Brasil. Com isso, o total de óbitos pela doença oficialmente identificados chegou a 133.119. O Brasil ainda registrou oficialmente mais 36.653 casos, elevando o total para 4.382.263. Diversas autoridades e instituições de saúde em todo o país, no entanto, alertam que os números reais da doença devem ser maiores em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas