Um corredor ecológico de 45 mil árvores para proteger as abelhas

Corredor ecológico plantio de árvores
Voluntários arregaçam as mãos para o plantio de árvores nativas do Cerrado/Joel Rodrigues/Agência Brasília
Compartilhe:

O Instituto Abelha Nativa pretende criar um corredor ecológico de 45 mil árvores em 10 quilômetros, a partir do Parque da Cidade, Sudoeste e o Parque Nacional de Brasília. O principal objetivo é preservar as abelhas nativas.

No sábado (23) foram plantadas mil mudas do cerrado, em frente ao estacionamento 4 do maior parque urbano da América Latina. “Desde novembro, seguimos com a proposta de construirmos no Parque da Cidade o ponto de partida para preservar as abelhas do cerrado”, explica o presidente do instituto e da Federação de Meliponicultura do DF, Luiz Lustosa.

O local, batizado de Bosque das Abelhas, está sendo construído a partir do plantio de espécies do Cerrado para que os insetos possam se desenvolver em seu ambiente natural. “Aqui teremos cedrinho, jatobá, ipês, barrigudas, aroeiras, alecrim do campo, jenipapo… Serão mais de 30 tipos de mudas diferentes”, completa.

A criação do espaço mobiliza mais de 80 voluntários. A bióloga e moradora do Cruzeiro, Tatiana Lopes, 33 anos, levou a família toda para ajudar na ação. “Estamos aqui para ajudar na preservação das abelhas, que são tão importantes para o equilíbrio do meio ambiente”, explica.

A assistente social, Valéria Lopes, 36 anos, também participou das ações voluntárias de plantio. “Meu objetivo é aprender mais sobre as abelhas e as árvores nativas do cerrado para reproduzir o ambiente adequado lá em casa”.

Moradora do Jardim Botânico, a servidora pública conta que o trabalho manual com a natureza serve até como terapia. “Estar em contato com o meio ambiente é algo gostoso de fazer e por isso, tenho estimulado isto com meus filhos”, informou a Agência Brasília.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas