Durante as fiscalizações realizadas à noite nos bares e restaurantes do Distrito Federal, a força-tarefa do Ministério Público encontrou “grave desrespeito” de frequentadores e proprietários aos protocolos sanitários para o controle e a prevenção da Covid-19.
De acordo com a assessoria do MPDF, os peritos estiveram em dez estabelecimentos em Águas Claras, na Asa Norte e no Sudoeste. Para o coordenador da força-tarefa, Eduardo Sabo, a situação é preocupante, sobretudo tendo em vista a proximidade com o feriado de carnaval. “Autoridades de fiscalização sanitária devem agir. É preciso a conscientização das pessoas e uma atuação forte do poder público para evitar essas aglomerações”, explicou.
Em Águas Claras, foram inspecionados três estabelecimentos, nos quais os peritos constataram muitos frequentadores desrespeitando o distanciamento social, em grandes aglomerações e sem o uso de máscaras de proteção. Além disso, ao lado de um deles, também foi observada aglomeração em uma distribuidora de bebidas. Conforme os representantes do Ministério Público, o estabelecimento “pega carona” na movimentação do primeiro bar que não comporta a quantidade de pessoas desejada e os frequentadores amontoam-se no gramado à frente.
Fiscalização deve aumentar no Carnaval