Em abril estará disponível no formato digital o projeto Rota Brasília Capital do Rock, proposta que foi lançada nesta semana. O trabalho está sendo elaborado pela faculdade União Pioneira de Integração Social (Upis), curadoria do vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra e pela Secretaria de Turismo. A rota Brasília Capital do Rock irá integrar diversas outras. A Coleção Rotas Brasília conta com a Rota Fora dos Eixos, do Cerrado, da Paz, Cultural, Náutica, Cívica e Arquitetônica.
Brasília é famosa por revelar bandas que ganharam projeção nacional, como Legião Urbana, Plebe Rude, Raimundos, Natiruts, Capital Inicial, Detrito Federal, Cássia Eller, Maskavo, Scalene, entre outros. A capital dos brasileiros é conhecida no cenário musical do país como a capital do rock. Tanto que o estilo musical foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF.
“A capital do País irradia energia. A música deixa um legado e memórias, e o rock é nossa história. A música faz com que as pessoas se unam”, reforçou o secretário de Economia, André Clemente.
Para a estruturação da rota, a Setur-DF mapeou aproximadamente 30 pontos que fazem parte da história do rock de Brasília. Regiões como o Parque Vivencial II, local do “Rock na Ciclovia”, no Lago Norte; e a SQS 104 Sul, quadra onde os Paralamas do Sucesso moravam; o Cave, no Guará, local do primeiro show da Legião Urbana em Brasília; e o Teatro Rolla Pedra em Taguatinga, estão entre os locais que serão visitados.