Foi o que confirmou o governador do DF. A Secretaria da Educação já havia antecipado o assunto
Texto de Karine Melo
O Distrito Federal será mais uma unidade da federação a ter, nos próximos dias, o retorno às aulas 100% de forma presencial na rede pública de ensino, atualmente em sistema híbrido. No início dessa tarde, o governador Ibaneis rocha (MDB) disse à Rádio CBN Brasília, que as aulas da rede pública serão retomadas no modelo presencial a partir do dia 3 de novembro.
Em um vídeo divulgado no Twitter da Secretaria de Educação, a secretária Hélvia Paranaguá anunciou que o governador Ibaneis Rocha (MDB) vai publicar um decreto que retira uma série de medidas restritivas que impedem as aulas 100% presenciais. “Com essas alterações, em poucos dias, todos os estudantes da rede pública estarão 100% presencialmente nas escolas”, adiantou a secretária sem detalhar a medida.
O diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Samuel Fernandes, é contrário à medida. “Todos os dias há casos de alunos e professores contaminados nas escolas, e mesmo acontecendo esses casos, o governo não faz a testagem nas escolas. Em muitas escolas não há desinfecção adequada, mesmo diante de casos positivados.
Um retorno de 100% nesse momento só vai agravar a situação”, argumenta. Ainda segundo Fernandes, “alunos da educação infantil e do ensino fundamental I não estão vacinados e assim professores, alunos e toda comunidade escolar correm risco de serem contaminados pelo coronavírus”.
Notícia que a gente estava ansioso para dar: volta 100% presencial nas escolas públicas do Distrito Federal. Estamos nos preparando! Fique de olho ???? pic.twitter.com/kznVEAbITt
— Secretaria de Educação do DF (@educadf) October 21, 2021