Dória e Arthur Virgílio querem a continuidades das prévias no próximo domingo. Leite, quer em 48 horas
Os pré-candidatos à Presidência da República pelo PSDB João Doria (SP) e Arthur Virgílio (AM) criticaram, na noite deste domingo (21), em entrevista coletiva, o processo de votação nas prévias do partido por aplicativo e afirmaram a intenção de realizar a continuação da votação no dia 28, próximo domingo.
A direção do PSDB não definiu nova data para retomar o processo. Apenas 10% dos filiados haviam conseguido votar até o final da tarde.
“Vigilio e eu defendemos desde o começo defendemos o uso de urnas eletrônicas. Um sistema transparente, legitimado a 25 anos. Por razões que desconhecemos, o partido escolheu uma forma hibrida”, disse o governador de São Paulo, João Doria. Veja o áudio da entrevista logo abaixo.
A proposta dos dois candidatos é de que a votação seja realizada no próximo domingo, sendo que o processo seja realizado em um espaço de 12 horas, para facilitar a votação pelo aplicativo.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se manifestou. Ele defendeu que a conclusão do processo de votação seja feita em 48 horas. “É o prazo para arrumar tecnicamente o aplicativo”, explicou Leite, se referindo aos problemas técnicos apresentados pela plataforma de votação durante todo o dia, registrou a CNN Brasil.
“Para que este processo possa ser considerado íntegro, um processo por inteiro, ele não pode ter uma descontinuidade de uma semana inteira, em que novas abordagens, novas campanhas, novas mobilizações vão acontecer. Alguns já votaram diante das informações que se tinham até aqui, outros votarão com novas campanhas. Será um processo desequilibrado”, afirmou Leite sobre uma votação no dia 28.
A votação teve início às 7 horas deste domingo (21) e estava prevista para acabar às 15 horas. No entanto, durante a manhã, devido a problemas na plataforma, a sigla chegou a prolongar o pleito até as 18 horas.
O aplicativo de votação foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A plataforma exige dupla verificação para a validação do votante, com identificação facial e validação por código enviado por SMS para o celular do filiado, informa o G1.
Nota do PSDB divulgada no início da noite
O PSDB concluiu, às 18h deste domingo, o processo de votação em urna eletrônica para a escolha do candidato do partido à presidência da República.
O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias.
Os votos registrados neste domingo estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado.
O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022.
Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação.
A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas.
Todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados.


