O animal que está em extinção ficou em agonia por horas até a chegada de agentes ambientais
Por Misto Brasília – DF
Agentes da Polícia Ambiental e do ICMBio removem para o Hospital Veterinário da Universidade de Brasília o corpo de uma anta-brasileira (Tapirus terrestris).
O animal, um macho, foi provavelmente atropelado nesta manhã na rodovia da EPIA Norte e andou até próximo às árvores, onde caiu e não conseguiu se mover. Ela não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local.
A anta ficou em agonia por algumas horas e só houve o atendimento quando imagens foram divulgadas no noticiário local da TV Globo. O atropelamento deve ter acontecido próximo à região do Torto, que faz fronteira com o Parque Nacional da Água Mineral.
O animal está ameaçado de extinção, por conta da redução do seu habitat e pela caça. Suas espécies estão espalhadas entre a América do Sul – do Norte da Argentina e Paraguai, até o Leste da Colômbia -, América Central e na Ásia. A anta pesa entre 225 e 270 kg em sua fase adulta e pode medir até 2,4 m de comprimento.
Sua alimentação consiste, basicamente, em folhas, frutos, ervas e plantas aquáticas. Além disso, seu focinho ajuda na busca de alimentos. Isso porque elas o utilizam para mover as coisas para os lados e encontrar alimentos escondidos, lembra o site Segredos do Mundo.