União Europeia diz que Ucrânia precisa combater mais a corrupção

União Europeia sede Misto Brasil
Sede da União Europeia que reúne 27 países do Velho Mundo/Arquivo/VaticanNews
Compartilhe:

Posicionamento foi colocado em relatório divulgado nesta terça-feira para aceitar o país no bloco

A Comissão Europeia publicou nesta terça-feira (26) seu Relatório Anual de Implementação da Associação sobre a Ucrânia, no qual diz que, apesar do progresso nas reformas em certas áreas-chave, Kiev precisa fazer mais pelo Estado de direito e para combater a corrupção.

HostMídia

 

O relatório da União Europeia (UE) foi publicado antes do Conselho de Associação UE-Ucrânia, agendado para 5 de setembro, e abrange o período de dezembro de 2020 a 24 de fevereiro, informou a Sputnik.

O relatório elogia a Ucrânia pelo “progresso significativo” na transformação digital em particular, bem como pela criação de um departamento de segurança econômica encarregado de combater graves crimes econômicos e financeiros. A união também espera que a Ucrânia faça mais pela agenda ambiental, pela independência do banco central e pela proteção das minorias nacionais.

HostMídia

 

Em 23 de junho, a UE concedeu à Ucrânia o status de candidata à adesão ao bloco. A obtenção do estatuto de candidato é o primeiro passo de um longo processo para a adesão.

O presidente ucraniano Vladimir Zelensky assinou o pedido de adesão da Ucrânia à UE em 28 de fevereiro, poucos dias após o início da operação militar especial russa, e pediu a Bruxelas que agilizasse a consideração. Na semana passada, o embaixador da UE na Ucrânia, Matti Maasikas, disse que a Ucrânia não deve esperar nenhum atalho para se tornar membro do bloco europeu, já que a adesão exigiria que Kiev realizasse “um trabalho completo”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas