A ministra terá pouco mais de um ano no cargo até se aposentar compulsoriamente aos 75 anos
O Supremo Tribunal Federal elegeu nesta quarta-feira (10) a terceira mulher que assumirá cadeira mais importante da Corte. No dia 12 de setembro, Rosa Weber tomará posse da presidência do STF, e Luis Roberto Barroso da vice-presidência. A eleição foi feita entre os próprios ministros do tribunal. Como completará 75 anos em outubro de 2023, ela terá pouco mais de um ano no cargo até se aposentar compulsoriamente.
Rosa foi eleita com 10 votos favoráveis e 1 contrário — é comum que o ministro que assumirá a presidência vote em seu vice, que será Luís Roberto Barroso.
As eleições no Supremo são protocolares. Na prática, o STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. É eleito o ministro mais antigo que ainda não presidiu o STF.
Após a eleição, a futura presidente destacou que, embora todos os atos de eleição em tribunais para cargos de administração sejam de rotina, isso não ofusca a simbologia do momento.
“Na verdade, exercer a chefia do Poder Judiciário, de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, para uma juíza de carreira como eu, que está na magistratura há quatro anos, é uma honra inexcedível”.